Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Centro de Documentação e Memória - CDM

CDM - Silveira Martins - UFSM
Logo Centro de Documentação e Memória - Silveira Martins

O Centro de Documentação e Memória (CDM) é decorrente dos resultados de um projeto de pesquisa interdisciplinar que foi concebido em 1999 quando da criação do Laboratório Corpus (PPGL/UFSM), através do Edital PROCAD CAPES com a UNICAMP. Projeto que tinha por eixo diretor a História das Ideias Linguísticas e Literárias no Sul e que resultou também na criação do doutorado em Letras da UFSM. Hoje o CDM guarda documentos não só da formação em Letras no sul do país, mas também preserva fundos e acervos de instituições e de personalidades que contribuíram para a história da produção do conhecimento linguístico e literário como um todo. O CDM, além de receber, organizar, conservar, descrever e divulgar informações constantes dos fundos e acervos, também promove novas aquisições, além de diversos eventos, como: seminários, cursos, reuniões de grupos de pesquisa, exposições artísticas, etc., que abordam questões relativas a arquivo, às tecnologias da linguagem contemporâneas, às noções de memória e história.

Finalidade do Arquivo: Centro de pesquisas e de preservação da memória e da história da formação em Letras na região sul e de instituições.

Acervo: Possui itens variados, desde manuscritos, impressos, livros, revistas, jornais, materiais tridimensionais, obras de arte, fotografias, audiovisuais, materiais didáticos usados na alfabetização indígena dentro dos seguintes Fundos Documentais e Acervos: Fundo Documental Neusa Carson, Fundo Documental Aldema Menini Mckinney, Fundo Documental Maria Luíza Ritzel Remédios, Fundo Documental Aliança Francesa de Santa Maria, Acervo Michael Phillips, Acervo de Livros Didáticos de Língua Portuguesa, Acervo Laboratório Corpus e Acervo Fotográfico do Prof. Armando Valandro.

7ª Semana Nacional de Arquivos - Exposição "O Acervo e o documento mais antigo" 

00:00:00/00:00:00

Centro de Documentação e Memória - CMD - Silveira Martins

A iniciativa do Caminhos dos Arquivos para o ano de 2023 e a Semana Nacional de Arquivos, atendendo à temática "Arquivos - Territórios de Vidas", é a proposta dos parceiros do Projeto elaborarem de um vídeo apresentando a insituição, o acervo e o documento mais antigo. Crédito: Arquivo Público do RS

Instituição pública, vinculada ao Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da UFSM em Silveira Martins.

  • Endereço: Rua Francisco Guerino, 407 Bairro: Centro Silveira Martins/ RS  CEP: 97195-000
  • Telefone: (55) 3224-1070
  • E-mail: cdm@ufsm.br
  • Horário de Funcionamento (normal): 08h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Horário de Funcionamento (pandemia): 08h às 12h e das 13h às 17h, segundas e quartas-feiras. (Para consulta ao acervo)
  • Equipe: Amanda E. Scherer (Coordenadora Geral), Juliana Scariotti Cielo (Responsável pelo Arquivo), Maurício Monteiro (Bolsista) e Matheus (Bolsista).
  • Site: https://cdmufsm.com.br/ e https://www.ufsm.br/orgaos-de-apoio/silveiramartins/
  • Redes Sociais: Instagram: @cdmufsm
  • Serviços oferecidos: disponibiliza sala para consulta. Em breve será disponibilizado parte dos fundos de forma online.
  • Acesso: permitido, sem restrição. 

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul