Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria

Logotipo Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria
Logotipo AHMSM

Preservar, tratar e proporcionar acesso aos documentos históricos do Poder Executivo Municipal, bem como a outras fontes sobre a história do município de Santa Maria e estado do Rio Grande do Sul.

Instituição pública, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura.

Acervo Documental do Poder Público Municipal:

Poder Legislativo: Fundo Câmara Municipal - reúne a documentação do período de 1868 a 1889, momento em que o regime político é a monarquia. O fundo é constituído por uma (01) caixa-arquivo.

Poder Executivo: Fundo Junta Intendencial - constituído por documentos do período de 1889 a 1892, que oferecem ao usuário do AHMSM, um panorama do momento cujo regime político-administrativo é o republicano. O volume documental do fundo está acondicionado em duas (02) caixas-arquivo.

Fundo Intendência Municipal - é composto por documentos referentes à administração municipal de Santa Maria/RS, também no período republicano, de 1892 a 1929. Os documentos estão dispostos em noventa e sete (97) caixas-arquivo.

Fundo Prefeitura Municipal - é constituído por documentos da municipalidade referentes ao período de 1930 a 1975. Apesar de constituir-se em um fundo aberto, o período da documentação sob a guarda do Arquivo Histórico encerra-se no ano de 1975, com os documentos resultantes da gestão do Prefeito Arthur Marques Pfeiffer.

Poder Judiciário: Processos crime da Comarca de Santa Maria do período de 1910 a 1946, totalizando setenta (70) caixas-arquivo.

Acervo Fotográfico: é composto por fotografias que ilustram a evolução histórica e urbana de Santa Maria e região. A origem do acervo é de fotografias da Prefeitura Municipal de Santa Maria e doações. A doação mais significativa em relação ao volume de fotografias é a do extinto "Jornal A Razão".

• Endereço: Rua Appel, 900 Bairro: Fátima Santa Maria/ RS CEP: 97015-030
  • E-mail: arquivohistoricosm@gmail.com
  • Horário de Funcionamento: 07h30min às 12h e 13h às 16h30min, de segunda a sexta-feira.
  • Site: http://web2.santamaria.rs.gov.br/arquivohistorico/index.php/apresentacao
  • Redes Sociais: @arquivohistoricosm
  • Equipe: Daniele Xavier Calil - arquivista
  • Serviços oferecidos: consulta on-line, sala de pesquisa, visitas guiadas, aulas no Arquivo, exposições e eventos. O Arquivo oferece oficinas de educação patrimonial direcionadas aos professores das escolas de Santa Maria/ RS e ao público interessado.
  • Acesso: há restrição de acesso.