Núcleo de Pesquisa em História – NPH

NPH Logotipo

A missão do NPH é prestar apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Ciências Humanas, oferecendo à comunidade científica, interna e externa, serviço de aquisição, organização, preservação e disseminação de fontes documentais, produzindo e divulgando conhecimento histórico.

Instituição pública vinculada ao Departamento de História, ao Programa de Pós- Graduação em História e ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS.

Acervo: é formado por documentos provenientes de pessoas, famílias, organizações e instituições representativas da história sul-rio-grandense, brasileira, latino-americana e europeia. Os conjuntos documentais registrados em papel, fita magnética, microfilme, entre outros suportes. Quando de sua fundação, em 1982, o Núcleo reuniu os acervos do Gabinete de Pesquisa em História do Rio Grande do Sul (criado em 1973) e, posteriormente, passou a receber documentos captados em projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Departamento de História da UFRGS, além de doações de acervos pessoais.

É oferecido para graduandos (as) em História, ações de extensão sobre as possibilidades de prática profissional de historiadores em centros de documentação e pesquisa.

• Endereço: Avenida Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43311 - Sala 110 – Bairro: Agronomia - Porto Alegre/RS CEP: 91509-900
  • E-mail: nph@ufrgs.br
  • Horário de Funcionamento: 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira.
  • Equipe: Historiador e uma Técnica em Assuntos Educacionais.
  • Serviços oferecidos: consulta on-line, sala de pesquisa, visitas guiadas, ações de extensão sobre gestão de acervos on-line e jogos pedagógicos.
  • Acesso: permitido, não há restrição