Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font

AHM Juarez Miguel Illa Font
Logotipo AHM Juarez Miguel Illa Font

Resgatar e preservar a memória e os acervos, e, enquanto ambiente não formal de educação é um espaço de formação de sociabilidades e um ponto de encontro de grupos de pesquisa, de produtores culturais, pesquisadores individuais e curiosos das temáticas que permeiam este espaço, e, cujo tratamento deve ser isonômico, independente da classe social, escolaridade, etnia, orientação sexual ou credo religioso. Sob sua guarda estão acervos documentais, fotográficos, orais e visuais. Desenvolvendo trabalhos de organização, classificação e registro dos acervos.

Instituição pública vinculada à Secretaria de Cultura e Esporte.

Acervo:

Fundos Particulares:  coleções Gardolinski, Müller, Castro, além, da Amaral e Tedesco que estão em fase de construção). Arquivos pessoais de Edmundo Gardolinski, Aldo Castro e Otto Müller.

Fundos Públicos: documentos da prefeitura de Erechim (requerimentos, boletins informativos, censos demográficos, anuários estatísticos, atas, autos. Carta precatória, recibos, ordem de pagamento, guia de aquisição de estampilhos de aposentadoria dos menores (1956-1957), nota de expediente, relatório tribunal de justiça, protocolo de audiência cíveis, audiências cíveis, ofícios expedidos, fonogramas, curadoria de acidentes de trabalho, ofícios expedidos, recibos, correspondências e cartas recebidas, documentos da Luce & Rosa).

Fundos Mistos: fotos antigas da cidade, além dos documentos dos setores da Administração Pública. Entrevistas com pioneiros e figuras públicas relevantes no período (professores, agrimensores, políticos, advogados, comerciantes). Acervo de periódicos que circularam na cidade (Diário de Notícias, Voz da Serra / Voz Regional / Voz / AVS, Diário da Manhã, Bom Dia, Boa Vista, Atmosfera, a Folha Regional, O Erechim).

7ª Semana Nacional de Arquivos - Exposição "O Acervo e o documento mais antigo"

00:00:00/00:00:00

Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font

A iniciativa do Caminhos dos Arquivos para o ano de 2023 e a Semana Nacional de Arquivos, atendendo à temática "Arquivos - Territórios de Vidas", é a proposta dos parceiros do Projeto elaborarem de um vídeo apresentando a insituição, o acervo e o documento mais antigo.

• Endereço: Av. Pedro Pinto de Souza, 100. Bairro: Centro. Cidade: Erechim/ RS. Cep: 99700-096
  • Telefone: (54)3520-7048
  • E-mail: arquivohistorico@erechim.rs.gov.br
  • Redes sociais: Instagram @ahmerechim e Facebook: https://www.facebook.com/AHMErechim
  • Horário de Funcionamento: 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
  • Equipe: Henrique Antônio Trizoto (Coordenador – Graduado em História e pós-graduando pela UPF).
  • Serviços oferecidos: sala de pequisa e visita guiada
    Acesso: não há restrição de acesso.