Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Arquivo IPE-PREV

IPE PREV LOGOTIPO
Logotipo IPE-PREV

Preservar a documentação histórica e fornecer o acesso público à memória do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul.

Instituição pública vinculada à Secretaria da Fazenda do Estado.

Acervo: o fundo documental compreende a documentação produzida e recebida pela Autarquia desde a sua fundação, em 08 de agosto 1931. O arquivo é composto, predominantemente, por documentos de gênero textual (em torno de 50 metros lineares) e iconográfico – fotografias, negativos, diapositivos e microfichas (em torno de 2 mil itens). 

 No acervo é possível localizar informações sobre a história político-administrativa do Estado do Rio Grande do Sul, história da previdência no Brasil e das fases administrativas do próprio Instituto: criação dos planos de seguros de vida, pecúlio, pensões, farmácias do IPE, plano de financiamento habitacional, assistência à saúde, atividades culturais, como peças realizadas no Teatro do IPE e ações do próprio Museu Previdenciário.

A documentação inclui ainda atas de reuniões mais antigas do seu Conselho Deliberativo; livros e registros fiscais e contábeis, bem como do quadro funcional desde 1931. 

O conjunto fotográfico registra eventos e solenidades, construção da atual Sede Administrativa, equipes de trabalho, assinaturas de atos administrativos, construções de conjuntos habitacionais, exposições do museu entre outros assuntos. 

  • Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 1945 13º andar - Ala Sul - Bairro: Praia de Belas - Porto Alegre/ RS CEP: 90110-900
  • Telefone: (51) 3210-5623
  • E-mail: museu@ipe.rs.gov.br 
  • Horário de Funcionamento: 08h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
  • Redes sociais: Instagram: @ipeprevrs
  • Equipe: Carlos Dinarte O. Keppler (arquivista)
  • Serviços oferecidos: consulta on-line (http://www.ipe.rs.gov.br/80anose pesquisas mediante agendamento (museu@ipe.rs.gov.br)
  • Acesso: permitido, mas há restrição

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul