Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Centro Histórico Coronel Pillar

Logotipo CH Coronel Pillar
Logotipo - Centro Histórico Coronel Pillar

O Centro Histórico Coronel Pillar (CHCP) foi criado pelo Boletim Interno n° 063/ 1º RPMon, de 05 de abril de 1999, e pela Portaria nº 748/ EMBM/ 2019, publicada no Boletim Geral nº 00159, de 19 de agosto de 2019,  subordinado ao Comando Regional de Polícia Ostensiva Central (CRPOC). O CHCP é uma instituição cultural militar, composta por Museu, Arquivo e Biblioteca,  que tem como missão preservar, pesquisar e divulgar a história da Guarnição da Brigada Militar de Santa Maria – GUBM/SM, em especial do 1º Regimento de Polícia Montada “Rgt Cel Pillar”.

Instituição pública vinculada ao Comando Regional de Polícia Ostensiva Central da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul.

Acervo: registra as atividades desenvolvidas pelo 1º Regimento de Polícia Montada “Regimento Coronel Pillar” a partir da sua criação no ano de 1892 até os dias atuais. Seu acervo é constituído por troféus, uniformes, insígnias, distintivos, armaria, peças de cavalaria, bandeiras, flâmulas, mobiliário, instrumentos musicais, equipamentos de trabalho, fotografias, documentos do 1º RPMon desde o ano de 1892.

  • Endereço: Rua Pinto Bandeira, 350 Bairro: Avenida Nossa Senhora das Dores Santa Maria/ RS CEP: 97050-610
  • Telefone: (55) 98133-3341
  • E-mail: chcp@brigadamilitar.rs.gov.br e centrohistoricocoronelpillar@gmail.com
  • Horário de Funcionamento: 10h às 16h, de segunda a sexta-feira
  • Redes sociaisFacebook: https://www.facebook.com/centrohistoricocoronelpillar
  • Equipe: Maria Cândida da Silveira Skrebsky (arquivista), Fabiane Rosa Machado (soldado), Bianca Fagundes Rodrigues (estagiária).
  • Serviços oferecidos: exposições de longa duração, temporárias e itinerantes, ação cultural educativa, visitas mediadas para escolas e grupos mediante prévio agendamento, atendimentos a pesquisadores disponibilizando fontes primárias para consulta local, apoio à pesquisa e extensão universitária, empréstimo e consulta local da bibliografia especializada. Coordenação do Sistema de Arquivos do CRPO-C e 1º RPMon e assessoramento técnico aos setores integrantes do Sistema e outras Unidades integrantes da Guarnição da Brigada Militar de Santa Maria. 
  • Acesso: permitido, sem restrições.

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul